O Real Valor da Oração

A SUA IMPORTÂNCIA

Atualmente, até mesmo a medicina moderna já atesta a influência positiva de fatores como a fé e a oração no fenômeno da cura (veja o vídeo de um neurocirurgião explicando os efeitos da prece no cérebro e admitindo que a fé cura). Quero, por meio desse texto, te ajudar de alguma maneira a despertar o sentimento maravilhoso de autoconfiança que existe no seu interior. Está tudo dentro de você! O foco principal dessa publicação é a cura, devido às características do blog, mas qualquer outro desejo pode ser implantado por uma prece correta.

Lembre-se do que escrevi na publicação “A importância da Espiritualidade“: fé é uma coisa, religião é outra divergente.” Uma é de ordem divina, a outra é humana. Através de uma oração eficaz, você é capaz de “atingir” esse elo com Deus e conseguir o que sempre quis. Pense em “oração” como algo que vai “reprogramar o seu cérebro”, se preferir.

COMO ORAR COM EFICÁCIA

O primeiro passo para uma oração funcionar é reconhecer e aceitar o problema. É o que venho escrevendo repetidamente no blog: todos nós temos algum revés, uns mais sérios do que os outros, para aprendermos e evoluirmos com eles. Já diria Chico Xavier:

“NADA NA VIDA É POR ACASO.”

Afirmo com absoluta convicção que aquelas preces recitadas que tanto conhecemos quando proferidas sem sentimento não funcionam. Use-as como complemento da sua oração se te deixar mais confortável, seja qual for a sua religião e no que você acredita. Uma prece eficaz é muito intrínseca e pessoal. Aprenda a montar a sua, com seus anseios mais profundos, e repita-a todos os dias, faça chuva ou faça sol.

Orar não é um conjunto de palavras, mas uma mudança de atitude interior. – Sérgio Luís

Depois de detectado o problema, tenha a certeza e a verdadeira fé de que ele vai ser resolvido. Para isso, devemos relaxar o corpo (a razão da oração funcionar melhor em um estado de sonolência), e acreditar fielmente no poder que a nossa mente possui. Joseph Murphy nos ensinou que há uma riqueza infinita dentro de cada um – a mente subconsciente, detentora de sabedoria ilimitada, controladora de todas as funções vitais do nosso organismo e de natureza divina, ou seja, Deus expresso em nós. Quanto mais maturidade espiritual tivermos, maior será o poder da prece.

Já parou pra pensar por quê o seu coração continua batendo durante a noite, o ar não para de entrar e sair dos seus pulmões, o sistema digestivo nunca cessa, os hormônios são liberados na hora exata, assim como diversos outros processos do nosso corpo que ocorrem durante o sono?

Sua mente subconsciente jamais “desliga”. Tem um poder incrível, e é altamente suscetível à sugestões, segundo alguns estudos. É com essas premissas que acredito que a oração, feita de maneira correta, é de extrema valia. Por isso também que pensamentos negativos constantes acarretam em acontecimentos ruins. É a famosa lei da atração – implante ideias positivas na sua mente e depois colha os frutos (em breve publicarei um texto mais profundo sobre esse tema).

Você é o que você pensa. – Ralph Waldo

E tudo quando pedirdes, em oração, crendo, recebereis (Mateus 21:22). “Crença” nada mais é do que aceitar algo como real, viver mantendo a fé de que tudo já está dando certo. Com esse sentimento, sua prece vai funcionar. Perceba o na frase: tudo está dando certo. Aqui e agora. Uma oração dará muito mais resultado se for feita voltada ao presente. Esse é o pulo do gato. Não use termos futuros – o resultado pode demorar quanto tempo for, mas depois de sua mente saturar essa ideia, a resposta de alguma maneira aparecerá. Nunca desista!

Evite orar por algo que você deseja alcançar, como por exemplo: “vou me curar”. Sem querer, você estará mostrando ao seu inconsciente que aquilo que almeja está distante. Repita para si mesmo, como uma coisa que está acontecendo nesse exato momento: “Estou agora me curando” – e verá como tudo muda!

EM TODOS OS MOMENTOS

Trecho retirado do livro “O poder do subconsciente” de Joseph Murphy:

Você sabe como orar eficazmente? Quanto tempo se passou desde que a oração era parte de suas atividades diárias? Em emergências, em ocasiões de perigo, problemas, doenças, ou quando a morte espreita, orações jorram de nós. Não há a menor dúvida de que a prece é uma ajuda sempre presente em momentos difíceis. Mas por que você tem que esperar que surjam problemas para tornar a prece parte integral e construtiva de sua vida?

APRENDA A AGRADECER

Eu fico muito triste com a maioria das pessoas se lembrarem da oração apenas quando já estão em uma situação complicada. Problemas tomam  conta da mente das pessoas e alteram sua capacidade de compreensão sobre a verdade. Em momentos positivos é que são semeadas as sementes que vão nos fortalecer. Não se esqueça de além de pedir, agradecer todas as noites por mais um dia vivido e por suas conquistas, mesmo se forem pequenas, e o mais importante de tudo: nunca deixe de orar após suas preces forem atendidas.

Quem tem na oração uma companheira da vida sabe a diferença que ela faz quando praticada com eficácia. Acredito firmemente no poder da minha mente, porque Deus está no meu subconsciente!

PASSOS EM TÓPICOS
  1. Admita a existência do problema;
  2. Monte a sua oração pessoal, deixando claro quais são os seus desejos;
  3. Decore-a, repita ela todos os dias;
  4. Transfira o problema para a sua mente subconsciente, por meio de sugestões;
  5. Confie fielmente e relaxe: ela (ou Deus se preferir) consegue resolver tudo;
  6. Ponha na cabeça que o que você pediu já está acontecendo;
  7. Jamais se esqueça de agradecer, sobretudo a Deus por mais um dia vivido.
Siga @vidafaces no Instagram

COMPARTILHAR:

Não tem Facebook ou prefere o anonimato?