O Amor e a Verdade

O QUE É O AMOR

A palavra “amor”, do grego “Eros”, significa basicamente ter um sentimento de carinho e demonstrações de afeto que temos com o nosso próximo. Para mim, “amar” pra valer, significa não só ter laços afetivos com determinada pessoa, mas sim querê-la bem em qualquer circunstância, mesmo se ela escolher algum outro caminho diferente do seu. Mesmo esse alguém não estando do seu lado como você gostaria.

O verdadeiro e único amor é algo muito mais além da compreensão humana. – Camões

Já feita a introdução, quero antes esclarecer que falar sobre esse tema abre um leque de opções muito vasto, mas quero focar apenas no sentido motivacional que esse blog tem. Existem diversos tipos de amores: platônico, familiar, carnal… Vou dissertar um pouco sobre “amar a si mesmo“, e a nossa importância para o Universo, algo muito complexo e essencial na vida de toda a pessoa, principalmente quem tem alguma limitação e perdeu a vontade de amar.

AME A SI MESMO

Antes de tudo, se aceite como você é. Esse é o primeiro passo que podemos dar. Como ando escrevendo aqui em todos os meus textos, tudo tem um porquê. Nós que demoramos a entender. Problemas existem para evoluirmos, se não a vida não teria sentido. Você pode até questionar o motivo de seu revés ser maior que o dos outros, mas acredito que isso foi sua própria escolha lá atrás, porque no fundo você sabe que é capaz de superar. Seja além de tudo positivo sempre, porque uma mente boa e saudável é meio caminho andado para as grandes realizações da vida.

NEM MESMO A MORTE É O FIM

A vida não termina com a doença, não importa qual seja. Um novo caminho é o que se inicia. Uma nova jornada. A vida é espetacular e a própria morte está muito longe do conceito que guardamos dela até hoje. – André Venturini

O QUE A CIÊNCIA DIZ

É comprovado cientificamente que, ao amar, a pessoa libera diversas reações quimicas, na forma de endorfinas e outras substâncias que, ao entrarem na corrente sanguínea, equilibram o funcionamento das glândulas, proporcionando a liberação de hormônios que ajudam a fortalecer nosso corpo, sobretudo as defesas do organismo. E mais ainda: após grandes estudos, é possível afirmar que quem ama vive mais. É o caso de todas as fêmeas do reino animal (inclusive os seres humamos), que passam por um dos maiores e mais poderosos sentimento de todos: o amor materno, que beira o incondicional.

O EIXO DA VIDA

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. – Jesus Cristo

Primeiramente, gostaria de dizer, sem entrar muito no mérito e causar polêmicas, que para mim, conforme escrevi no texto “A Importância da Espiritualidade“, a religião é mais uma coisa do homem. Respeito e admiro todas, desde que não haja muito fanatismo. Mas o que me importa mesmo é a fé em Deus, e que devemos fazer o bem sempre e amar o próximo, assim como disse Jesus. O próprio Cristianismo, por exemplo, foi popularizado de forma questionável muito após a morte de Cristo, pelo imperador Constantino, para unificar Roma, e não como quis Jesus: uma grande escola de iniciação para o amor universal. Até mesmo a biblía sagrada sofreu algumas alterações com o intuito de fortalecer o império nesse período.

A minha filosofia de vida…

A religião é humana e a fé é divina. Acreditar em Deus e buscar praticar o bem em todos os momentos possíveis já é o essencial.

TODOS JUNTOS

Trecho adaptado retirado do livro “Evangelho e Saúde“, escrito por Wilson Lopes:

O amor é uma lei física da natureza e o equilíbrio do homem. É a força organizadora e mantenedora do Universo, presente em todas as manifestações do cosmo. Amar a si mesmo, como disse Jesus, não é entregar-se ao domínio do amor próprio. O “amar a si” não visa triunfos sobre o próximo, ele conduz a fraternidade. Estamos diante do princípio básico do amor, que inexiste sem a preservação do próximo, porque somos células de um único organismo chamado Universo. Como diz Johannes Kepler: ninguém é uma nota isolada na harmonia universal.

Você é muito maior do que pensa, e o mundo precisa do seu amor! Se ame acima de tudo, mas com certo equilíbrio.

SEM EXAGEROS

Segundo Dana Zohar, o ser voltado inteiramente para si mesmo, sem nada, a não ser ele mesmo como fonte de significado, verdade ou valor, não recebe nutrentes que o sustentem. É como uma planta que foi colocada em um vaso debaixo de um barracão em vez de ficar lá fora, no solo, sob a luz do sol. Logo suas raízes secam e as folhas murcham. Continua ela: deve haver algo além de nós mesmos para nos dar um senso de propósito. O que entendi dessa breve citação? Que é de extrema importância não se colocar como melhor que ninguém. Precisamos uns dos outros, e acima de tudo temos que ter a humildade de assumir que existe um poder mais forte que nós.

Algum dia, quando tivermos dominado os ventos, as ondas, as marés e a gravidade, utilizaremos a força do amor. Então, pela segunda vez na história do mundo, o homem descobrirá o fogo – Pierre Teilhard

Antes de tentar compartilhar o amor, aeite-se e ame-se!
Antes de tentar compartilhar o amor, aceite-se e ame quem você é!

COMPARTILHAR:

Um comentário sobre “O Amor e a Verdade

Não tem Facebook ou prefere o anonimato?